3º UNIDADE

 

Unidade 3

 

 COMUNICAÇÃO MEDIADA PELO COMPUTADOR: CORREIO ELETRÔNICO

Apresentação

 

    A comunicação é um componente tão natural e essencial em nossas vidas que muitas vezes nem nos damos conta de como ocorrem seus processos. Desde o momento em que acordamos até a hora em que vamos dormir, utilizamos os mais variados processos de comunicação. Nós nos comunicamos, por exemplo, por meio da fala, de cartas, de sinais, do telefone e do computador. Nos últimos anos, o computador e a internet propagaram os serviços de comunicação e interação com suas ferramentas para a troca, intercâmbio de informação e a propagação do conhecimento.


   Além do serviço de correio eletrônico, que permite a troca de mensagens entre pessoas do mundo todo com incrível rapidez (muitas vezes substituindo os meios de comunicação tradicionais, como a carta e o telefone), também estão bastante difundidas as listas de discussões, os grupos de notícias e as salas de bate-papo (chats).


   Nesta unidade iremos explorar o e-mail - ferramenta de comunicação e interação que depende da internet e o utilizaremos para trocarmos informações, arquivos, idéias e para realizarmos algumas atividades deste curso.

 

Objetivos de aprendizagem desta Unidade de Estudo e Prática:

 

  • Criar um conta de e-mail num provedor gratuito.
  • Enviar mensagens eletrônicas pelo Webmail.
  • Refletir sobre as possibilidades de utilização do correio eletrônico nas atividades escolares.
  • Elaborar textos cooperativos por meio do correio eletrônico.

 


ATIVIDADES PRESENCIAIS

  

  • Leitura compartilhada: ERRO DE E-MAIL
  • Criação de e-mail gratuito (GMAIL)
  • Enviar um e-mail para o seu formador (explicitar as característica de um webmail)
  • Utilizando a agenda de contatos do e-mail
  • Enviando multiplos e-mails
  • Anexando arquivos ao e-mail
  • Interação através do e-mail (texto colaborativo no google docs)
  • Configurando o seu e-mail (personalizar)
  •  

 

 


ATIVIDADE A DISTÂNCIA

 

Use o e-mail e comunique-se com outras pessoas

 

  • Agora que você sabe como proceder para escrever mensagens e enviá-las, execute:
  • Abra o navegador de Internet,
  • acesse o provedor de sua conta de correio eletrônico.
  • digite seu nome de usuário e senha e clique em acessar.
  • Uma vez que a página de sua conta esteja na tela, procure o comando Escrever e-mail ou Novo e o sistema abrirá uma janela para que possa escrever.
  • Preencha os campos do destinatário (para um dos colegas da turma) com cópia para o formador,
  • Não esqueça de colocar o assunto, o corpo da mensagem e clique em Enviar
  • mensagem.

 

Obs: Comente pelos sobre uma vantagem em utilizar o correio eletrônico (e-mail).


SAIBA MAIS

SETE DICAS PARA USAR BEM O E-MAIL COM SEUS ALUNOS

 

 

  1. Garanta, na sua escola, a inclusão digital dos seus alunos e o acesso deles aos computadores e à Internet. Argumentos para esse uso não faltam, mas às vezes é preciso enfrentar alguma resistência dos gestores, principalmente quando esses são retrógrados e se envolvem pouco com a comunidade escolar. É preciso garantir sempre que os alunos tenham acesso a esses equipamentos e recursos.
  2.  Providencie para que todos os seus alunos tenham um endereço de e-mail e saibam como enviar e receber e-mails. Há diversos provedores de e-mails gratuitos e a maioria dos alunos já possuem um e-mail, embora nem saibam disso, pois muitos têm “MSN” e para tê-lo é preciso ter um e-mail do Hotmail. O Yahoo também fornece e-mails gratuitos e minha sugestão pessoal é o uso do Gmail (e-mail do Google). 
  3. Crie um endereço de e-mail seu para usá-lo exclusivamente com seus alunos. Isso facilitará sua organização e com um pouco de criatividade você pode criar um e-mail fácil de ser lembrado, como professorfulano@gmail.com, ou escrevaparafulano@yahoo.com.br, etc.
  4. Anote os e-mails de todos os seus alunos e divulgue o seu e-mail para todos eles. Você pode até mesmo levá-los à sala de informática e fornecer uma tabela do Excel com campos para preencherem o nome, o número de chamada, a classe, a série e o endereço de e-mail. Com essa tabela em mão você terá, literalmente, uma porta de acesso à todos eles a qualquer momento.
  5. Quando solicitar algum trabalho, texto ou qualquer outra comunicação que o aluno lhe enviará por e-mail, acostume-os a escreverem no cabeçalho do e-mail o nome, o número de chamada, a série e a classe, como por exemplo: “Juquinha, 28, 2A”. Isso lhe permite identificar facilmente o aluno e usar filtros para classificar as mensagens por classe, por exemplo. Para saber como usar esses filtros, visite qualquer provedor de e-mail (como o Gmail, por exemplo) e procure lá informações sobre como usar bem as ferramentas disponíveis ou, ainda, pergunte aos colegas, aos amigos e a seus próprios alunos.
  6. Organize os endereços de e-mail dos seus alunos de forma que você possa selecionar todos de uma classe, por exemplo, quando quiser enviar um recado para a classe toda. Não abuse demais desse recurso, mas se você quiser pode enviar “resumos semanais” com dicas, sugestões e lembretes, por exemplo.
  7. Discuta com os alunos as regras de segurança no uso do e-mail e o bom uso da netiqueta. É importante, nesse novo mundo “virtual” que os alunos aprendam desde cedo que existem regras sociais até mesmo no uso das mídias digitais “à distância”.

 

 

Fonte: Professor Digital


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